Muitos países exigem certificado de vacinação internacional contra algumas doenças. A recomendação é que o turista sempre entre em contato com o consulado ou embaixada do país que deseja visitar para adquirir estas e outras informações. Países como Nepal, Malásia, Cingapura, Austrália, Equador, Mexico, Peru e Venezuela exigem dos brasileiros vacina contra febre amarela.

O turista pode ser vacinado na seção Saúde dos Portos existente em alguns aeroportos internacionais, como o de Guarulhos e o de Campinas, em São Paulo, e o Galeão, no Rio de Janeiro. Verifique sempre o horário de funcionamento da Saúde dos Portos, para não correr o risco de ficar sem vacina, o que impede a entrada nos países que exigem esse procedimento.

O Hospital Emílio Ribas, na cidade de São Paulo, oferece um serviço gratuito de orientação ao viajante. Trata-se do Núcleo de Medicina do Viajante, formada por uma equipe especializada que orienta o turista sobre os cuidados para reduzir o risco de doenças em viagens. As dicas vão desde cuidados com a água e a alimentação até os tipos mais comuns de doenças e vacinas necessárias. Alguns guias, como o Lonely Planet, trazem também seção sobre as principais doenças típicas de cada país.

Para obter essas informações, o turista pode ligar para o Hospital Emílio Ribas (0xx11) 3061- 5633, ramal 142, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Para dicas mais específicas sobre prevenção de doenças e prescrição de medicamentos antes da viagem, é necessário marcar uma consulta pelo telefone (0xx11) 3061- 5633, ramal 287, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. As consultas são gratuitas e acontecem todas as terças-feiras, das 16h30 às 19 horas.

Algumas vacinas devem ser tomadas com antecedência, como a da febre amarela (dez dias antes da viagem) e contra hepatite A (duas doses no intervalo de um mês). Por isso, pessoas residentes em cidades distantes podem ser vacinadas em qualquer posto de vacinação e apresentar o comprovante na Saúde dos Portos, no dia de embarque, para obter o certificado de vacinação internacional.

Artigos relacionados
Alugar um carro é uma ótima opção para conhecer melhor o país visitado, principalmente quando o plano é passar por muitas cidades. É importante saber algumas re...
Leia Mais [+]
As malas devem estar etiquetadas com nome, endereço e telefone. O limite de bagagem depende da companhia aérea, da classe escolhida, do preço da passagem e do l...
Leia Mais [+]
Antes de colocar o pé na estrada, é bom escolher um guia de viagem que combine com o estilo e os objetivos do viajante. Há publicações destinadas aos que têm al...
Leia Mais [+]